7 de janeiro de 2009

NASCIMENTO DE ESTRELAS: HUBBLE FOTOGRAFA O NASCIMENTO DE ESTRELAS EM TODO O UNIVERSO

A nebulosa de Orion, nesta época, pode ser observada durante toda a noite.

O telescópio espacial Hubble, tem revolucionado a Astronomia, respondendo a antigas questões formuladas pela humanidade e trazendo à frente de nossos olhos um universo muitas vezes até então impensado. Como nascem as estrelas? Como são formados os mundos? No final do século XX, cientistas consideram que as discussões sobre os processos fundamentais referentes a algumas dessas questões milenares estão praticamente encerradas devido ao êxito das pesquisas do Hubble.

Nas galáxias, existem muita poeira e gás. Aproximadamente ¾ da massa de uma galáxia está entre as estrelas na forma de poeira e gás. Uma nebulosa é basicamente uma imensa nuvem de gás e poeira entre as estrelas. Excitadas pela radiação das estrelas vizinhas, as moléculas desses gases, quando voltam ao seu estado fundamental, emitem a luminosidade que faz com que possamos ver a nebulosa. Uma nebulosa especialmente bela, próxima ao Sol (1.500 anos-luz) e muito observada por astrônomos profissionais e amadores, é a Nebulosa de Orion, assim chamada por se encontrar na constelação de Orion - a referência a essa constelação são as três estrelas conhecidas por Três Marias.

Somente em uma pequena região dessa nebulosa (2,5 anos-luz de extensão), o telescópio Hubble, em novembro de 95, fotografou mais de 150 estrelas em formação. O mais importante dessas imagens, contudo, é a constatação da existência de discos de poeira e gás em torno dessas estrelas jovens (aproximadamente um milhão de anos). Nesses discos, 99% são gases e 1% poeira; mesmo assim são opacos à luz emitida pelos gases da nebulosa que se encontram ao fundo, permitindo assim a sua observação. O diâmetro desses discos protoplanetários observados em Orion são da mesma ordem de grandeza do sistema solar. Essas imagens por si só são extremamente fortes em favor da teoria de que as estrelas se formam pela contração de imensas nuvens de gás e poeira interestelar e que nesse processo, concomitantemente à formação da estrela central, forma-se em torno todo sistema planetário.


Fonte: Prof. Renato Las Casas e Divina Mourão (30/11/98)

Continua...

4 comentários:

  1. http://loststar-fqsm.blogspot.com/2009/01/meme-eu-ainda-nao-voltei-hehe.html

    te indiquei no meme!

    ResponderExcluir
  2. Vejo o poder magnífico e xplendoroso de um DEUS que se revela em tudo e em todos. Obrigado por seres um veículo de propagação desse DEUS tão MARAVILHOSO.

    Messias M. Meira

    ResponderExcluir
  3. Foi a maior emoção quando eu ví a nebulosa de órion mostrado por vocÊS. e que continuem nesse 2010. yulorencio o dos santos ILHÉUS BAHIA

    ResponderExcluir
  4. É de chorar e de arrepiar, a nebulosa de ORION.
    DEUS ESTEJA!, como dizia Guimarães Rosa.
    DEUS ABENÇOE ESTE MAGNIFICO UNIVERSO
    E NOS PROTEJA A TODOS
    DANDO-NOS SABEDORIA
    PARA CONSEGUIR FREIAR
    A IMINENTE DESTRUIÇÃO
    DE NOSSO - OUTRORA - TÃO LINDO PLANETA.
    SARAVÁ!

    ResponderExcluir

Sejá bem vindo ao Blog Noronha nas Estrelas, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE. ^^'