26 de novembro de 2008

A Estrela de Belém(Parte 2): Teria sido um cometa? Teria sido o Halley?

Bem, na semana passada vimos um pouco da história, agora vamos ver o que os astrônomos acham desse fenômeno que ocorreu a tanto tempo.

A primeira explicação astronômica que se procurou dar para a “Estrela de Belém” foi que teria sido um cometa. (Essa imagem ainda é muito forte no imaginário popular; onde freqüentemente a “Estrela de Belém” é representada como uma “estrela com cauda”.) Cometas possuem “caudas” que parecem apontar para algum lugar. Dependendo de onde vemos o cometa, temos a impressão dele estar apontando pra esse ou aquele ponto do horizonte. Visto do local adequado o “Cometa – Estrela de Belém” daria a impressão de estar apontando para Belém. Além disso cometas aparecem, desaparecem por algum tempo (quando passam próximo do Sol) e reaparecem; isso em períodos de alguns meses (compatíveis com o tempo suposto da viagem dos magos).

Cometas são “pedras de gelo sujo” que gravitam em torno do Sol em órbitas elípticas muito “achatadas”; o que faz com que eles se aproximem e se distanciem periodicamente do Sol (e conseqüentemente da Terra uma vez que, em termos de Sistema Solar, nosso planeta fica próximo do Sol). Essas pedras de “gelo sujo” são formadas por uma mistura de elementos voláteis; pedras; grãos de poeira (dos tamanhos os mais variados); etc. Quando se aproxima do Sol, parte desse material se volatiliza liberando parte das pedras e grãos de poeira que estavam presos ao gelo. Inicialmente esse material que se desprende do núcleo do cometa (a pedra de gelo sujo) fica gravitando em torno do núcleo, formando uma “nuvem” de gás e poeira que chamamos de “cabeleira”. Parte desse material vai ser “empurrado” pelo vento solar no sentido contrário ao que o Sol se encontra, formando a “cauda” do cometa. Os cometas sempre “apontam” para o Sol.

Vendo um cometa no céu, temos a impressão que ele está “apontando” para um ponto da linha do horizonte que fica entre o cometa e o Sol. Se a “Estrela de Belém” foi um cometa, que cometa teria sido? Um cometa sempre volta em períodos regulares. Quantas vezes mais o “Cometa – Estrela de Belém” teria se aproximado do Sol, depois da época do nascimento de Jesus? Seria ele um cometa conhecido e catalogado?

Astrônomos do século XVI propuseram haver sido a “Estrela de Belém” o cometa Halley. Na época acreditava-se ser o período do Halley um pouco menor que o conhecido atualmente. Acreditava-se assim que o Halley havia “passado” no ano 1 antes de nossa era. Hoje sabemos que o Halley “passou” no ano 12 antes de nossa era. Muito cedo para estar associado ao nascimento de Jesus. Nenhum dos cometas conhecidos, segundo os dados hoje catalogados, passou por aqui, capaz de ser visto a olho nu, entre os anos 7 antes de nossa era e o ano 1 de nossa era; período admissível do nascimento de Cristo.

Astrônomos chineses, entretanto, registraram “uma nova estrela” na constelação de Capricórnio, no ano 5 antes de nossa era. Essa nova estrela poderia ser um cometa (os registros não dizem se essa nova estrela se movimentava em relação às estrelas de fundo, caracterizando-se assim como um cometa) ou uma “estrela explodindo”. Estrelas “explodindo” são conhecidas como “novas” ou “super-novas”. Mas, isso é o tema da semana que vem, então não perca.




Fonte: Prof. Renato Las Casas (15/12/03)






Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Blog Noronha nas Estrelas, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE. ^^'