19 de novembro de 2008

A Estrela de Belém(Parte 1): A História.

Bem, depois de falar sobre galaxias agora vou entra num tema bem interessante, e que lança a seguite pergunta: O que foi na verdade a estrela de Belém? Foi um cometa? uma supernova? Bem, é isso que eu vou comentar nessa nova série, então, vamos lá!!!!!

Os documentos existentes referentes a Jesus Cristo foram todos eles escritos várias décadas após a sua morte. Jesus não foi considerado importante quando em vida; como conseqüência, faltam-nos detalhes precisos de sua vida, inclusive de seu nascimento. A principal fonte de informações não bíblicas sobre a Palestina, na época de Jesus, vem de Flavius Josephus, historiador judeu que escreveu entre os anos 70 e 100 da nossa era. Em uma de suas obras ele faz uma rápida menção a Jesus em sua fase adulta; mesmo assim sem precisar datas ou idades.

Tacitus, historiador romano que viveu de 56 a 118 de nossa era, também faz uma referência muito rápida a Jesus. Ele se refere à morte de Cristo em uma única frase de sua extensa obra. No século VI, Dionysius Exiguus, a serviço do Papa João I, determinou a data de nascimento de Jesus como havendo ocorrido há 532 anos. O ano que se iniciou logo após essa data passou a ser considerado o ano 1 de nossa era (1º Anno Domini Nostri Jesu Christi).

As principais informações que temos sobre o nascimento de Jesus, sem dúvida alguma, vêm dos livros de Mateus e de Lucas do “Novo Testamento”. Importante salientar, entretanto, que esses autores não escreveram com o rigor de historiadores, como concebido atualmente.

"Mateus – Cap. 2; vers. 01 a 12 e 16:

E tendo nascido Jesus em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém da Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.

Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai mo, para que também eu vá e o adore. E tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande alegria.

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe, e prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofereceram dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho. Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. "

"Lucas – Cap. 2; vers. 01 a 07:

E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse. Este primeiro alistamento foi feito sendo Cirênio presidente da Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. "

Rei Herodes, César Augusto e Cirênio, relacionados ao nascimento de Jesus por Mateus e Lucas, foram governadores oficiais do Império Romano e possuem várias referências históricas. A morte de Herodes “o grande”, por exemplo, teria acontecido entre os anos 04 e 01 antes de nossa era. (Flavius Josephus menciona um eclipse lunar que ocorreu pouco antes da morte de Herodes. Esse eclipse tem sido identificado pela maioria dos historiadores como sendo o ocorrido em 13 de março do ano 4 antes de nossa era.) O nascimento de Jesus teria ocorrido no final do reinado de Herodes. Fenômenos astronômicos ligados a acontecimentos históricos são excelentes para precisar datas. A “Estrela de Belém”, descrita por Mateus, teria sido um fenômeno astronômico? Poderia ela nos ajudar a precisar a data correta (pelo menos o ano) do nascimento de Jesus?

Que fenômeno astronômico poderia ter levado os magos à interpretação do “anúncio do nascimento de Cristo”? A descrição da “Estrela de Belém” feita por Mateus é superficial a ponto de nos permitir vislumbrar várias possibilidades. Alguns fenômenos astronômicos, tais como eclipses; conjunções planetárias; aparecimentos de cometas de curto período; etc. são cíclicos e podemos saber com precisão sobre suas datas de ocorrência através de cálculos matemáticos. Outros fenômenos tais como aparecimentos de cometas de longo período; novas; super-novas; etc. para sabermos se e quando aconteceram, temos que recorrer a relatos de civilizações espalhadas pelo mundo; muitas vezes dos chineses antigos que eram observadores meticulosos do céu.


Fonte: Prof. Renato Las Casas (15/12/03)

Continua...

Um comentário:

  1. Sobre Jesus seria interessante q vc lesse uma carta do senador romano Publio Lêntulus, cuja filha foi salva por Jesus, que o desreve.
    É muito importante o esclarecimento da Estrela de belém, a cor do texto bíblico não ficou bom, não consigo ler.

    ResponderExcluir

Sejá bem vindo ao Blog Noronha nas Estrelas, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE. ^^'