14 de agosto de 2009

Por que o Sol e a Lua têm o mesmo tamanho no céu?

Esse é o tipo de coisa que todo mundo vê, mas nunca pensa a respeito... o Sol e a Lua aparecem no céu com o mesmo tamanho, certo? Certo. Mas também é sabido por todo mundo que o Sol é muito, muito maior que a Lua.

Então, como isso acontece?

Acontece por causa de uma coincidência fantástica: o diâmetro do Sol é cerca de 400 vezes maior que o da Lua - mas ao mesmo tempo o Sol está cerca de 400 vezes mais distante da Terra do que a Lua. Ou seja, as diferenças são anuladas, e ambos parecem ser do mesmo tamanho para um observador na Terra. Interessante, não?

O tamanho idêntico de ambos no céu fica mais evidente durante os eclipses totais (como nessas imagens acima - clique para ampliar). Nessas ocasiões a Lua passa exatamente em frente ao Sol, e no auge do fenômeno a luz solar só pode ser vista ao passar pelos vales e depressões na borda do terreno lunar.

Infelizmente os eclipses totais são raros... A sombra da Lua tem poucos quilômetros de raio, então um observador tem que estar exatamente no caminho da sombra para poder apreciar o espetáculo. Eu verifiquei a ocorrência de eclipses totais do Sol que pudessem ser vistos do Brasil, mas não encontrei nenhum pela próxima década. De qualquer forma, assista o vídeo abaixo e veja o eclipse total de 2006, filmado na Líbia.


E, para fechar o assunto, veja abaixo essa imagem fantástica de um "eclipse" filmado do espaço. Bom, tecnicamente não é bem um eclipse, mas sim um trânsito da Lua em frente ao Sol, captada por uma das naves STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory) da NASA.


Existem duas naves STEREO, a STEREO A e a STEREO B, e ambas estão em órbita do Sol - uma está à frente da Terra e a outra está atrás, ou seja, mais longe do Sol.

Essa imagem foi feita pela nave STEREO B, que está mais longe do Sol (ela orbita a cerca de 1,6 milhão de quilômetros da Terra). Como ela está mais distante, a Lua parece ser 4,4 vezes menor do que aparenta para nós, aqui na Terra.

Pois é pessoal então até a proxima semana ou a proxima saida, pos eu to chegando viu. ^^'

3 comentários:

  1. Adorei. Obrigada por fazer parte do nosso grupo. Belíssima postagem.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. nao seus fedidos retardados pq tiraram o video idiotas sem nocao nao sei como consegues dizer obrigada(O) a isso. a sem contar que nao tem como curtir como vao sabe se gostaram ou nao. aff quem concorda curti ou melhor comenta ne

    ResponderExcluir
  3. pra fechar assunto seria necessário uma fórmula matemática com espaço e gravidade

    pq acaso nao eh

    ResponderExcluir

Sejá bem vindo ao Blog Noronha nas Estrelas, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE. ^^'