10 de março de 2009

100 horas de Astronomia

04 de março de 2009 Programa 100 horas de Astronomia

100 Horas de Astronomia ou 100HA (http://www.100hoursofastronomy.org/ ) será o maior evento mundial de divulgação da astronomia já organizado até hoje em toda história da humanidade. Um dos objetivos principais do evento 100HA é dar oportunidade ao maior número de pessoas, pela primeira vez em sua vida, de observar o céu por meio de um telescópio, tal como fez Galileu há 400 anos atrás.

Essa grande festa dos céus terá início no dia 2 de abril, terminando 100 horas depois, no dia 5 do mesmo mês (daí o nome). Essas datas são especialmente favoráveis para a observação da Lua e de Saturno. Todas as entidades astronômicas profissionais, clubes de astronomia, planetários e museus de ciências dos 137 países participantes do IYA2009, o Ano Internacional da Astronomia, estão convidadas a participar ativamente.

Os mais diversos eventos estão planejados para todos os dias, desde observações públicas até atividades interativas online, como o You Decide - http://youdecide.hubblesite.org/ , do telescópio espacial Hubble, sendo as observações do céu com telescópios as atividades mais numerosas. Engana-se, no entanto, quem pensa que estas serão apenas observações noturnas: dia 5 de abril será inteiramente dedicado ao Sol, a estrela mais importante do universo para os seres humanos, e neste dia serão realizadas observações utilizando-se filtros apropriados.

Além do mundo concreto, o evento 100HA também acontece na Internet: vários webcasts serão transmitidos pela rede. Organizados por instituições como USP, INPE e UFSCar, eles falarão sobre diversos assuntos astronômicos e também mostrarão debates ao vivo. Uma destas transmissões está sendo organizada globalmente, e acontecerá entre os dias 3 e 4, durante 24h, a partir das salas de controle de diversos observatórios profissionais ao redor do mundo.

Para saber mais sobre as atividades brasileiras, consulte a secção de Eventos do site do Ano Internacional da Astronomia 2009 (www.astronomia2009.org.br ).

No dia 3 de março de 2009 o Brasil já era o terceiro país do mundo no ranking de número de eventos programados durante o programa 100HA. Estamos atrás apenas da Suíça e dos EUA, mas logo devemos passar para segundo lugar! Navegue no mapa do site http://www.100hoursofastronomy.org/component/eventlist/eventsmap para localizar todas as atividades programadas.

Fonte: (www.astronomia2009.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Blog Noronha nas Estrelas, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE. ^^'