8 de outubro de 2008

Nova imagem de Júpiter


07/10/2008 - 16h21
Telescópio chileno revela imagem nítida de Júpiter;


Utilizando um telescópio instalado no Chile, cientistas conseguiram a imagem mais nítida do planeta Júpiter já capturada a partir da Terra, noticiou o site do "National Geographic".
O telescópio, considerado o mais potente do mundo, encontra-se no observatório de Paranal, em Antofagasta, próximo do deserto do Atacama, a 2.600m de altitude.
"O foco conseguido foi resultado de uma nova forma de adaptações ópticas", disse o líder do projeto, o astrônomo Franck Marchis, da Universidade da Califórnia e do Instituto Seti (busca por inteligência extraterrestre, na sigla em inglês).
"As adaptações ópticas ajustam distorções causadas pela atmosfera terrestre, capturando imagens como se o telescópio estivesse no espaço", explicou.
O método tradicional analisa luz vindo de uma estrela e corrige a turbulência causada na atmosfera terrestre com espelhos especiais. Mas isso só ajusta uma linha de visão. A quantidade de distorções surge de vários pontos, restringindo a qualidade da imagem.
A nova técnica, chamada de MAD (Demonstrador de Ópticas Adaptativas Multi-Conjugadas, em inglês), usa duas ou mais estrelas como guia, permitindo remover imperfeições em um campo de visão 30 vezes maior.
ESO
Utilizando um telescópio com espelho de 8,2 metros de diâmetro, cientistas conseguiram imagem inédita de Júpiter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejá bem vindo ao Blog Noronha nas Estrelas, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE. ^^'