25 de setembro de 2008

Cassiopeia

Ontem fomos( 24/09/2008 ) na praia da conceição para mais uma tentativa de observação das estrelas, e tem uma constelação que particularmente eu gosto muito de observar, o nome dela é Cassiopeia. E hoje eu gostaria de falar dessa constelação. Cassiopeia, as cinco estrelas mais visíveis desta constelação, ligadas por traços mais espessos na figura, marcam no céu um “W” (ou um “M”) muito fácil de localizar. A cassiopeia mostra-se nesta posição no início nas noites de verão.
A Lenda: A figura formada pelas estrelas próximas à constelação de Cepheus lembra a duma figura humana sentada num trono – só que de cabeça para baixo. Para os gregos, isso representava a punição por um crime severo e logo associaram essa constelação ao mito de Cassiopeia: a vaidosa rainha da Ethiopia que comparou sua beleza à das Nereidas, filhas de Poseidon. Como punição, os deuses exigiram que sua filha, Andrômeda, fosse sacrificada ao monstro Cetus (uma besta similar a uma baleia) para que seu país não fosse inundado pelas ondas de Poseidon.
A outra versão da lenda: Na mitologia grega, Cassiopéia (em grego Κασσιεπεια) é o nome da esposa de Cefeu e mãe da princesa Andrômeda. Cassiopéia era muito vaidosa e arrogante, chegando a dizer que era mais bela que as Nereidas, filhas de Poseidon. Estas não se conformaram e pediram para que seu pai as vingasse. Poseidon então enviou um monstro marinho para destruir o reino de Cefeu. Para acalmar a ira do deus dos mares, um oráculo sugeriu que oferecessem Andrômeda como sacrifício a Cetus, um monstro marinho. Ela então foi acorrentada a um rochedo, mas foi salva a tempo por Perseu. Para não escapar ilesa da punição, Cassiopéia foi transformada em constelação.

Fonte: Wikipedia

10 comentários:

  1. Tá uma grande porcaria!
    Já não venho cá mais vez nenhuma!

    Xau

    ResponderExcluir
  2. ke horror! isto não presta o anonimo tem razao!!!

    Xau
    Fui

    ResponderExcluir
  3. gostei muito história muito interessante

    ResponderExcluir
  4. desculpa fala mais se essas pessoas nao acharam o assunto interessante nem tivesem entrado entao adore bjsssssss anonima...

    ResponderExcluir
  5. tem coisas interessantes! nao tem mt coisa, mas ao menos escusavam deixar esses comentarios de caca a dizerem que nunca mais vêm e que é uma porcaria!nao tem mais nada para fazer na vida!!!

    ResponderExcluir
  6. fala mais de andromeda que cassiopeia!
    nao presta

    ResponderExcluir
  7. Não é que não preste, mas concordo que fala um pouco mais de andromeda do que cassiopeia, mas foi-me muito util.
    Muito obrigada!! :D

    ResponderExcluir
  8. que coisa feia e secante

    ResponderExcluir
  9. ficou entresante mas podia ter mais alguma coisa

    ResponderExcluir

Sejá bem vindo ao Blog Noronha nas Estrelas, dê sua opinião sobre o post...

OBRIGADO PELA VISITA! E VOLTE SEMPRE. ^^'