18 de maio de 2011

Conheça Gliese 581d



(clique para ampliar)

Cientistas do Centro Nacional de Pesquisas Científicas, na França, acreditam ter encontrado, finalmente, um planeta que pode sustentar vida humana além da Terra. A 20 anos luz de distância, existe uma pequena estrela vermelha. Seis planetas a orbitam, que variam de tamanhos menores do que a Terra até iguais a Netuno. Ao que tudo indica, vários destes planetas caem na zona “Goldilocks”, nem tão quentes de proximidade da estrela, nem tão frios por estarem distantes. Se fossem quentes demais, toda a água seria vapor. E se fosse frio demais, toda a água seria gelo. E a vida humana? Nada feito.

Aparentemente, o quarto planeta, nomeado Gliese 581d, é perfeito para sustentar vida humana. O planeta possui massa igual a 7 vezes a da Terra, e por isso, sua atmosfera seria densa e cheia de dióxido de carbono. Com isso, a proteção do planeta seria o suficiente para evitar colapsos, e quente o suficiente para ter oceanos, nuvens e chuvas. No entanto, eles não possuem confirmação sobre todos esses dados. Outro problema é a distância. Mesmo que já tivéssemos a tecnologia da velocidade da luz, chegaríamos lá apenas em 20 anos.

[ATUALIZAÇÃO]: Mais um empecilho seria a gravidade, duas vezes a que vivemos aqui na Terra.


Vi no Site Jovem Nerd

13 de maio de 2011

Conjunção dos planetas Marte, Júpiter, Vênus e Mercúrio

10/05/2011

Que tal acordar olhando para o nascer do Sol e ver quatro planetas ao mesmo tempo, um ao lado do outro?
Esta semana é possível fazer esta observação. Olhe para o Horizonte Leste por volta das 5h50 e contemple os planetas Marte, Júpiter, Vênus e Mercúrio.
A máxima aproximação entre eles ocorrerá na quarta de madrugada, mas nos outros dias ainda será possível observá-los. Neste dia os planetas mais brilhantes do Sistema Solar, Júpiter e Vênus, estarão separados por uma distância de 1/2°, ou uma Lua Cheia.



Equipe GOA

Goiapaba-açu Observatorio Astronômico -UFES





Alinhamento dos planetas fotografado da Argentina por Mariano Ribas.

6 de maio de 2011

Chuva de meteoros

A partir da noite de hoje, e pelos próximos dias, será possível ver a olho nu uma chuva de meteoros. O fenômeno é provocado pelos detritos do cometa Halley, que passa pelo sistema solar a cada 76 anos, tendo sido a última aparição em 1986. Embora a passagem do cometa seja uma raridade a chuva de meteoros é um espetáculo que acontece todos os anos, justamente quando o planeta passa por esta nuvem de detritos deixada por ele. De acordo com a agência espacial americana, nos momentos de maior intensidade, a chuva poderá ter de 40 a 60 meteoros caindo por hora. A Terra está atravessando esta nuvem de partículas desde 21 de abril até 12 de maio, mas as próximas noites serão os momentos de maior intensidade do fenômeno. O astrônomo afirma que em todo o Brasil será possível observar a chuva de meteoros, com maior visualização em áreas com pouca iluminação. Ele indica que o melhor horário para observar o fenômeno é às 4 horas da manhã, horário em que a constelação de Aquário está mais alta no horizonte. (Fonte: Portal iG)

Sobre saída

Segunda o Grupo saiu com o objetivo de localizar o Triângulo Austral, Centauro, Cruzeiro do Sul e localizar o Pólo Sul Celeste e verdadeiro. Foi excelente.
Falta Anderson postar as fotos.

5 de maio de 2011

Como tornar o planeta Marte habitável em 1000 anos ou menos!

Tecnicamente, sim. No entanto, primeiro temos de esquentar a atmosfera do planeta, uma vez que a superfície de Marte apresenta temperaturas próximas a -50°C. “Sabemos como aquecer planetas, é o que estamos fazendo com a Terra agora mesmo!”, afirma Robert Zubrin, o presidente da organização sem fins lucrativos Sociedade de Marte, um grupo dedicado à exploração do planeta vizinho.
Para tornar Marte mais parecido com a Terra, nós só precisaríamos aumentar a intensidade do efeito estufa, coisa que somos craques em fazer. O processo incluiria acrescentar fluorocarbonetos à atmosfera, absorvendo e prendendo os raios do sol. Tetrafluorometano ou CF4, é um composto poderia funcionar sem destruir o ozônio, como fluorocarbonetos ou outros fazem.
Com o aquecimento de Marte, seu solo congelado poderia descongelar o suficiente para liberar dióxido de carbono – e mais carbono na atmosfera aceleraria ainda mais o efeito estufa, elevando a temperatura média para zero grau.
O fornecimento de água congelada no subsolo derreteria e fluiria de volta aos antigos leitos dos rios. E quando a água atingisse o solo marciano, liberaria oxigênio na atmosfera – não ainda o suficiente para sustentar a vida humana, mas o suficiente para cultivar plantas. Por sua vez as plantas aumentariam ainda mais a oferta de oxigênio disponível.
Uma vez que as plantas tenham se enraizado, podemos apenas esperar que o oxigênio se acumule ainda mais. Neste ponto, os colonizadores de Marte, que Zubrin imagina trabalhariam fora do acampamento-base usando algo parecido com um equipamento de mergulho para completar a sua demanda por oxigênio, também cultivariam algas em tanques, o que poderia dar início a uma cadeia de alimentos.
“Nada impediria que você tivesse criações de peixes em Marte”, imagina. “A água passaria a ser o primeiro ambiente que seria habitado por animais superiores, sem qualquer tipo de ajuda artificial”, projeta Zubrin.
Depois de levar peixes, poderíamos começar a introduzir animais terrestres, começando com insetos e, à medida que o oxigênio se torna cada vez mais abundante, poderíamos evoluir para criaturas de sangue quente como os mamíferos.
Usando este processo, de acordo com Zubrin, os seres humanos poderiam andar sem oxigênio suplementar dentro de mil anos. Porém, ele também acredita que os humanos terão condições de criar novas formas de acelerar a nossa conquista de Marte, tais como plantas geneticamente modificadas que possam fotossintetizar mais rápido

Fonte: http://hypescience.com/podemos-tornar-marte-habitavel-bombeando-oxigenio-na-atomosfera/

Nova Logo do Grupo de astronomia!




Bom, essa é a nova logomarca do grupo!
É diferente da antiga o bonequinho ficou um pouco mais magro.
kkk
Deu um trabalho enorme para fazer! Se bem que não tem muita diferença, mas achei melhor !
:D