26 de janeiro de 2011

Dois sóis na Terra em 2012?!

Se esta declaração do Doutor Brad Carter, que ensina Física na Universidade de Queensland do Sul, estiver correta, poderemos virar Tatooine por um bom tempo e ter dois sóis em nossos céus.

O bom Doutor afirma que nossa estrela mais brilhante (e lar de Ford Prefect), Betelgeuse, está perdendo massa rapidamente, e poderá entrar em supernova a qualquer momento. Quando acontecer, poderíamos ver, em nossos céus, algo tão brilhante quanto o Sol. Ou seja, durante algumas semanas, teríamos dois sóis nos nossos céus, e alguns lugares do mundo acabariam nem tendo noite durante esse tempo. Tudo isso aconteceria até 2012, ou a morte da estrela poderia durar bem mais tempo.

A explosão de Betelgeuse, de acordo com Carter, poderia se tornar uma estrela de nêutrons (neutron star) ou um buraco negro a apenas 1300 anos-luz da Terra.

Será?

5 de janeiro de 2011

Menina de 10 anos descobriu uma supernova.

MONTREAL (AFP) - Uma pequena canadense de 10 anos, fã de astronomia, assim como seu pai, descobriu uma supernova e tornou-se a pessoa mais jovem a fazer este tipo de achado, anunciou a Sociedade Real de Astronomia do Canadá em um comunicado à AFP.

Kathryn Aurora Gray, que vive em Fredericton, na província de Nouveau-Brunswick (leste), trabalhava com seu pai e examinava na tela de um computador imagens de galáxias distantes captadas por um telescópio.

Assim, descobriu uma supernova de magnitude 17 na galáxia UGC 3378, a 240 milhões de anos-luz da Terra, na constelação da Girafa, indicou a sociedade científica.

Uma supernova é um potente aumento de luminosidade de uma grande estrela, devido à explosão desta. Dá a impressão de anunciar o aparecimento de uma nova estrela, mas na verdade é o resultado de seu desaparecimento violento.

A descoberta, registrada sob o nome "supernova 2010lt", foi rapidamente confirmada por dois astrônomos amadores, o americano Brian Tieman e o canadense Jack Newton, e depois comunicada ao escritório central da União Astronômica Internacional.

Fonte: Yahoo Notícias