2 de dezembro de 2009

Fotos da entrega dos diplomas da O.B.A (Olimpíada Brasileira de Astronomia)

No ultimo dia 27 foi realizado no auditorio da escola arquipélago Fernando de Noronha a entrega de medalhas e diplomas referentes a O.B.A (Olimpíada Brasileira de Astronomia).

Confira as fotos logo abaixo:


A Diretora Luiza Valença e as alunas que tiraram 3º lugar na OBA: Nina e Beatriz

A professora maria das Dores entrega a medalha de Beatriz
O Locutor Antônio Carlos do Grupo de Astronomia
Iago mostrando seu certificado da OBA

Antônio, Luiza e, ao fundo o out door da exposição Paisagens Cósmicas

1 de dezembro de 2009

Cientistas dizem ter quebrado a barreira da velocidade da luz

Dois cientistas alemães afirmam ter quebrado a velocidade da luz, uma conquista que poderia solapar todo nosso conhecimento sobre o tempo e o espaço. De acordo com a teoria especial da relatividade de Albert Einstein, seria necessário uma quantidade infinita de energia para impulsionar um objeto a mais de 300.000 km/s.

No entanto, os doutores Günter Nimtz e Alfons Stahlhofen, da Universidade de Koblenz, dizem ter rompido um princípio chave dessa teoria. Os dois dizem ter conduzido um experimento no qual fótons de microondas -pacotes energéticos de luz- viajaram instantaneamente entre dois prismas que estavam separados por uma distância de 1 metro.

Ser capaz de viajar mais rápido que a velocidade da luz conduziria a uma grande variedade de estranhas conseqüências. Por exemplo, um astronauta que viaje mais rápido que a velocidade da luz, em teoria chegaria em seu destino antes de ter partido.

Os dois cientistas estavam pesquisando um fenômeno conhecido como o efeito túnel.
O doutor Nimtz disse à revista New Scientist: "No momento, que eu saiba, esta é a única violação da teoria especial da relatividade".


Vi no blog Nosso Estranho Mundo