29 de setembro de 2008

Minha costelação preferida...

Bom eu tenho um facinio por essa conselação de pégassus.....
Esse facinio surgiu por causa da série animada CDZ ou Cavaleiros do Zodiáco.....

E pela sua forma dela no céu á Noite...

Pégaso, o cavalo alado da mitologia grega, está representado no céu por uma das maiores constelações de toda a esfera celeste.Graças ao seu enorme quadrado, desenhado por quatro estrelas brilhantes, é muito fácil de reconhecer, até porque, nestas noites de Outono, fica praticamente no nosso zénite cerca das 21.00. Cada lado do quadrado tem cerca de 15º, ou seja, 30 «luas cheias» lado a lado. O facto de ser tão fácil de encontrar facilita a localização da constelação de Andrómeda e da famosa galáxia com o mesmo nome.

História:

Segundo a mitologia grega, o cavalo alado seria filho de Medusa. Esta, na sua juventude, tinha sido muito bela e tinha um cabelo magnífico. Muitos admiradores a terão procurado, mas apenas Posídon, o deus dos mares e dos cavalos, conseguiu conquistar os seus favores. A relação íntima entre ambos terá ocorrido no templo de Atena. A deusa, enfurecida, castigou Medusa transformando-a num monstro, com cobras no lugar dos cabelos, e cujo olhar transformava os homens em pedra.

Quando Perseu decapitou Medusa, do corpo desta saíram o Pégaso e o guerreiro Crisaor. O nome Pégaso provirá da palavra grega pegai, que significa fontes, enquanto o do irmão significa espada de ouro, pois traria uma consigo logo quando nasceu. Pégaso voou até ao Monte Helicon, onde residiam as musas, e, para lhes agradar, fez jorrar água da rocha.

Ophiuchus

Ophiuchus, o Serpentário, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Ophiuchi. Representa-se o serpentário como um homem segurando a Serpente, que fica dividida em duas partes no céu, Serpens Caput e Serpens Cauda, sendo mesmo assim contadas como uma única constelação.
RS Ophiuchi, uma estrela muito fraca, é parte de uma classe bizarra conhecida como "novas recorrentes", cujo brilho aumenta em intervalos irregulares, centenas de vezes em poucos dias. A Estrela de Barnard, a quinta estrela mais próxima do Sol, também está nesta constelação. Outro sistema que faz parte da constelação é o 36 Ophiuchi.
De acordo com as fronteiras modernas, suas vizinhas são Hercules, Serpens Caput, Libra, Scorpius, Sagittarius, Serpens Cauda e Aquila.
Embora já fosse conhecida na Antiguidade, quando se formularam as regras da Astrologia, não é admitida no zodíaco porque há 3 mil anos estava longe da eclítica. Porém, com a precessão dos equinócios, já se situa entre Sagitário e Escorpião.


Mitologia

Na mitologia grega, Ofiúco corresponde a Asclepio, filho do deus Apolo e da mortal Corônides. Desenvolveu tal habilidade na medicina que acreditava-se que tinha poder de ressuscitar os mortos. Ofendido, Hades pediu a Zeus que o matasse, por violar a ordem natural das coisas — e Zeus concordou. No entanto, como tributo a seu valor, decidiu colocá-lo no céu rodeado por uma serpente, símbolo da vida que se renova.






Fonte: Wikipédia

Fotos do grupo.












25 de setembro de 2008

Cassiopeia

Ontem fomos( 24/09/2008 ) na praia da conceição para mais uma tentativa de observação das estrelas, e tem uma constelação que particularmente eu gosto muito de observar, o nome dela é Cassiopeia. E hoje eu gostaria de falar dessa constelação. Cassiopeia, as cinco estrelas mais visíveis desta constelação, ligadas por traços mais espessos na figura, marcam no céu um “W” (ou um “M”) muito fácil de localizar. A cassiopeia mostra-se nesta posição no início nas noites de verão.
A Lenda: A figura formada pelas estrelas próximas à constelação de Cepheus lembra a duma figura humana sentada num trono – só que de cabeça para baixo. Para os gregos, isso representava a punição por um crime severo e logo associaram essa constelação ao mito de Cassiopeia: a vaidosa rainha da Ethiopia que comparou sua beleza à das Nereidas, filhas de Poseidon. Como punição, os deuses exigiram que sua filha, Andrômeda, fosse sacrificada ao monstro Cetus (uma besta similar a uma baleia) para que seu país não fosse inundado pelas ondas de Poseidon.
A outra versão da lenda: Na mitologia grega, Cassiopéia (em grego Κασσιεπεια) é o nome da esposa de Cefeu e mãe da princesa Andrômeda. Cassiopéia era muito vaidosa e arrogante, chegando a dizer que era mais bela que as Nereidas, filhas de Poseidon. Estas não se conformaram e pediram para que seu pai as vingasse. Poseidon então enviou um monstro marinho para destruir o reino de Cefeu. Para acalmar a ira do deus dos mares, um oráculo sugeriu que oferecessem Andrômeda como sacrifício a Cetus, um monstro marinho. Ela então foi acorrentada a um rochedo, mas foi salva a tempo por Perseu. Para não escapar ilesa da punição, Cassiopéia foi transformada em constelação.

Fonte: Wikipedia

Video das constelações

Um filme criado apartir de um site de fotos tiradas por telescópios essa obra visa a exaltação de Deus que é o criador do universo.


Fonte: http://www.zenite.nu/

24 de setembro de 2008

Calendário cósmico



Calendário cósmico Datas mais importantes




Mês
Dia
Hora
Evento
01
00:00
Big Bang dá origem a matéria, o espaço e o tempo
01

Origem da Via Láctea, a galáxia em que vivemos
091425

Origem do Sistema Solar Início da formação da Terra Surgimento da vida na Terra
011215

Aparecimento do sexo (primeiros microorganismos sexuados) Primeiras plantas fotossintéticas Primeiras células com núcleo (eucariotas)
0118192021222324252627282930

Atmosfera da Terra começa a se tornar rica em oxigênio Primeiros plânctons oceânicos e primeiros trilobitas Primeiros peixes e vertebrados Plantas vasculares se tornam numerosas em terra firme Primeiros insetos Primeiros anfíbios e insetos alados Primeiras árvores e primeiros répteis Período Permiano. Surgem os dinossauros Período Triássico. Primeiros mamíferos Período Jurássico. Primeiras aves Extinção dos dinossauros. Nascem as primeiras plantas com flores Aparecem os primeiros primatas O cérebro dos primatas evoluí. Primeiros hominídeos Primeiros peixes e vertebrados.
31Agora
22:30:0023:46:0023:59:5123:59:5623:59:59
Surgem os primeiros seres humanos O Homem descobre como produzir o fogo Invenção do alfabeto Nascimento de Cristo Renascimento na Europa, viagens de descobrimento Amplo desenvolvimento da ciência e tecnologia. O ser humano adquire armas de autodestruição. Primeiros passos da exploração planetária e da busca por vida extraterrestre

23 de setembro de 2008

Projeto Noronha nas Estrelas

A ilha de Fernando de Noronha sempre nos encantou com a sua beleza, ela encanta e inebria a maioria dos jovens que vivem como se fossem turistas em férias permantes. E sair à noite tem o seu encanto, mas também tem seus horrores como a droga e prostituição, e sair à noite com o objetivo de explorar, nas condições possíveis, o Cosmo é algo que não se descreve.

Mostrar aos jovens que se pode fazer algo mais à noite, e isso se chama ciência e que, na visão alcançada por nós (leigos), o Universo é belo e intrigante; despertando neles a curiosidade e vontade de querer saber mais; aos turistas, que vêm ao arquipélago e muitas vezes não foram iniciados nos caminhos das estrelas estes mesmos jovens explicam e falam com desenvoltura da elíptica celeste com suas constelações e planetas, lembrando que 2009 será o ano da Astronomia, e explicando sobre o LHC que tenta mostrar o início de tudo.
E este é o Projeto: Noronha nas Estrelas.

Na semana passada dois alunos foram ao espaço ciência (Recife/ PE), onde o projeto Noronha nas Estrelas ganhou vida. E agora algumas fotos dessa visita.







Texto de Mailde Costa