20 de setembro de 2010
Júpiter estará à distância mais próxima da Terra, segundo a Nasa.
Durante toda esta semana, o planeta Júpiter estará à distância mais curta da Terra desde 1963, anunciou a Nasa. E é nesta segunda-feira (20) que ocorre a aproximação máxima entre os dois planetas - 592 milhões quilômetros de distância. Evento semelhante só poderá ser observado em 2022.
Isso significa que, à noite, Júpiter será o astro mais brilhante no céu depois da Lua. Qualquer um poderá observá-lo a olho nu facilmente. Porém, quem possui telescópio conseguirá ver os ciclones na atmosfera do vizinho e sua "Grande Mancha Vermelha" - uma tempestade em forma oval que já dura, pelo menos, 400 anos.
As aproximações entre os dois planetas ocorrem a cada 13 anos. Mas, como a Terra e Júpiter não orbitam o Sol formando um círculo perfeito, a distância entre ambos os planetas é variável - mesmo quando estão mais perto. Nesta segunda-feira, Júpiter está a 75 milhões de quilômetros mais próximo do que em encontros anteriores.
Fonte: Redação Yahoo! Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
valeu...
ResponderExcluirPor favor, Noronha, estou aflito de curiosidade para ver o planeta Júpiter no céu, a olho nu. Olho e vejo, à direita da lua, grande "estrela" que não cintila (como as estrelas de verdade). Claro que sei que é um planeta e pela dimensão, ao que me parece, deve seer Júpiter. Mas queria ter certeza! Única coisa que identifico no ceu são as Três Marias,a Lua e às vezes Marte, porque, assim como acontece com os planetas, tem a luz avermelhada e não cintila como as estrelas. Dê-me uma dica, por favor
ResponderExcluirANTONIO GIORDANO
RIBEIRÃO PRETO SP
tomleejones21@hotmail.com
64 anos de idade
obs. vou comentar como "anônimo" porque n me recordo da minha senha do Google. Mas vc sabe queeu sou eu, ou seja, ANTONIO GIORDANO e assim, me desanonimizo hehe