26 de outubro de 2009

As Plêiades

As Plêiades, ou Atlântidas são as encantadoras filhas de Pleione e Atlas – o titã que foi condenado a carregar a terra sobre os ombros por ter se confrontado com Zeus pela supremacia do Olimpo. Por causa de um desentendimento com Zeus, Atlas recebeu o castigo de ter que carregar sobre seus ombros, para o resto da vida, o globo terrestre (como a 1ª vértebra cervical suporta o peso de nossa cabeça, ela é chamada de atlas para lembrar o sacrifício imposto ao deus grego).

Elas eram em número de sete, embora outras versões enumeravam quinze. Seus nomes eram: Maia, Electra, Taígeta ou Taígete, Astérope ou Asteropo, Mérope, Alcíone e Celeno.De acordo com a lenda, as moças foram raptadas pelo rei do Egito Busíris, Hércules libertou-as, mas a seguir foram perseguidas por Orion que estava fascinado pela beleza das Plêiades.

Para escapar da implacável perseguição de Orion, o maior caçador de todos os tempos, as moças recorreram aos deuses que as metamorfosearam em estrelas. Transformadas numa constelação composta de sete estrelas, além de fugirem de seu pretendente assustador, elas passaram a servir de consolo para seu pai, já que quando Atlas as via brilhando no céu sentia alívio e menos pesar ao cumprir sua pena.


Fonte:Blog da Astronomia

13 de outubro de 2009

Viagens intergaláticas em breve?

De acordo com a teoria de “Motor de propulsão de hipervelocidade” do físico Franklin Felber, não estamos tão longe das viagens intergaláticas que os saltos espaciais vistos em Star Trek e Star Wars permitem. E esta teoria poderia ser posta à prova no Large Hadron Collider — o LHC. O maior acelerador de partículas do mundo deveria ter entrado em funcionamento em setembro do ano passado, mas erros nos imãs e magnetizadores tornou o teste inicial inseguro. A reportagem da Technology Review é quem comenta essa possibilidade. Será que estamos longe de dizer “preparar para salto no hiperespaço”?

Vi no site Jovem Nerd